Alfaiataria: como usar esse clássico atemporal

Um verdadeiro clássico dos ambientes formais que vem ganhando espaço em outros ambientes são as calças de alfaiataria. Vindo dos looks formais do trabalho, as calças de alfaiataria têm sido cada vez mais usadas em locais mais informais e descontraídos. E basta olhar qualquer combinação com essa peça para entender o porquê de tanto destaque.

Então seja para compor um look para o trabalho ou para uma combinação para sair com os amigos para um happy hour, por exemplo, as calças de alfaiataria são peças coringas, super fáceis de combinar, ideais para vários estilos. Com criatividade e algumas peças do guarda roupa você pode montar looks incríveis com essas calças. 

Pensando nisso nós separamos algumas dicas para quem quer arrasar com essa tendência da moda. 

Os modelos da calça de alfaiataria 

As calças de alfaiataria podem ser encontrados em diversos modelos. Veja abaixo quais são eles:

  • Cigarrete: embora esse modelo seja mais usado em combinações para ambientes mais formais, como para um dia de trabalho, ele também pode ser usado para compor looks para momentos mais descolados, como para um happy hour com os amigos.
  • Corte reto: esse modelo também costuma ser mais usado nas combinações formais, mas nada impede que você abuse da sua criatividade e combine com uma blusa mais descolada.
  • Flare: um clássico dos modelos de calças independente do tecido da peça, a flare também ganha destaque nas calças de alfaiataria. Com sua barra larga a calça combina perfeitamente com um salto alto e looks mais estilosos. 
  • Pantacourt: esse modelo de calça combina muito com os looks mais divertidos, e graças as suas barras mais curtas trazem um ar de descontração para o look.

Dicas para montar diferentes looks usando a alfaiataria


Look com calças cigarrete

Se você optar pela clássica calça cigarrete, uma ideia de combinação que fica perfeita e muito elegante é combinar esse modelo de calça (em cores mais escuras como o preto ou o azul escuro) com uma camisa social de tonalidade clara (como o bege, o nude ou até mesmo o branco). Ideal para o ambiente de trabalho ou para ocasiões que exigem mais formalidade. A dica para fechar esse look com chave de ouro é completar a combinação com um salto alto.

Porém, se você quer deixar esse look menos formal e nada convencional, basta substituir essa camisa social por uma blusa manga bufante, uma blusa cropped ou uma T-shirt básica.

Foto: pinterest Dicas de mulher

Look com calças de corte reto

O modelo de calça de alfaiataria de corte reto combina muito bem com as camisas brancas básicas, podendo ser usada também em conjunto com um blazer, compondo um ótimo look para o ambiente de trabalho. Para complementar, você pode apostar no clássico salto fino, trazendo ainda mais elegância.

Mas se você quer ousar, basta combinar a calça de corte reto com uma blusa que deixa o ombro de fora ou um cropped, por exemplo. Além disso vale a pena apostar em um contraste de cores nessa combinação (como uma calça clara e uma blusa ombro único preta). 

Ir para produto

Look com calças flare

Pensando nas mulheres que querem investir em um clássico atemporal entre os modelos de calças, a calça flare é a peça ideal e pode compor looks incríveis quando combinada com uma blusa cropped, tornando a combinação mais descontraída, mas ainda com todo o charme da calça de alfaiataria. 

Foto: pinterest Gabi May

Para deixar essa combinação com a calça flare ainda mais estilosa, você pode apostar na sobreposição, com um blazer, um cardigan ou um casaco, montando um look que pode ser muito bem aproveitado para os dias frios, e que pode ser finalizado com uma bota de cano curto. 

Look com calças pantacourt

Sendo um dos modelos mais descolados, a calça pantacourt em alfaiataria combina com os looks que são menos formais e mais criativos. A calça pantacourt pode ser combinada com uma camisa branca ou estampada, junto com um tênis para complementar a combinação.

Foto: pinterest Guia Moda

 

Sem dúvidas a calça de alfaiataria é uma daquelas peças coringas que nós precisamos ter no guarda roupa. Se você ainda não tem essa peça chave no seu guarda roupa, na loja da Ce.Ci você encontra esse ícone atemporal.

Curiosidade: como a calça de alfaiataria entrou para a moda feminina

Até o século 20, as peças de alfaiataria eram exclusivas para a moda masculina. Entretanto, a Primeira Guerra Mundial não afetou apenas a vida das pessoas, mas também serviu para impulsionar uma verdadeira revolução na moda feminina, em um contexto onde as mulheres começaram a ganhar espaço no ambiente de trabalho.

A partir daí, peças como as calças começaram a se popularizar entre o público feminino, e a quem a considere um dos símbolos da luta feminista. Assim como as calças, a alfaiataria também passou a fazer parte do universo feminino, se tornando um clássico que nunca sai de moda.